PROFESP
Organizações da FAB celebram conquistas significativas no âmbito do Programa
As Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB), atendidas pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP), celebram o sucesso e o impacto positivo da parceria em diversas regiões do país. O Programa, desenvolvido pelo Ministério da Defesa (MD), com o apoio da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da FAB, tem como objetivo apoiar crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, promovendo cidadania, inclusão social e valorização pessoal através do acesso a atividades esportivas e educativas.
Recentemente, as Bases Aéreas de Belém e de São Paulo comemoraram conquistas significativas no âmbito do PROFESP.
BABE
No dia 14/08, foram divulgados os resultados da Avaliação Nacional da Educação Básica de 2023, que mede o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). As escolas de Belém atendidas pelo Programa Forças no Esporte da Base Aérea de Belém (PROFESP-BABE) destacaram-se com resultados expressivos, comprovando o impacto positivo do programa na educação dos jovens.
Um dos maiores destaques foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima I, que registrou uma significativa melhoria no desempenho dos alunos, alcançando a nota 6,9 no IDEB 2023, um avanço em relação ao ano anterior, quando a escola obteve a nota 6,2. A Diretora da escola, Wanessa da Silva Rabelo, destacou a importância do programa. “O PROFESP foi um presente para nossa escola, proporcionando práticas esportivas, conhecimentos em Informática e reforço escolar, o que nos ajudou a alcançar uma das maiores notas no IDEB 2023 no Estado do Pará”, disse.
BASP
Na Base Aérea de São Paulo (BASP), o PROFESP celebrou, no dia 24/08, dez anos de implantação. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, como o Vice-Chefe do Ministério das Relações Exteriores - Escritório de Representação em São Paulo (ERESP), o Embaixador Alfredo Camargo, e o Chefe do Subdepartamento de Administração do DCTA, Brigadeiro do Ar Alexandre Daniel Pinheiro da Silva. Desde sua fundação em 2014, o PROFESP na BASP tem se dedicado a atender crianças e jovens em vulnerabilidade social, promovendo atividades esportivas e educacionais.
Ao longo da última década, o programa na BASP passou por diversas fases de expansão e melhoria, incluindo a criação de um espaço exclusivo, a "Estação PROFESP", que se tornou a sede das atividades. Durante a pandemia da COVID-19, o programa precisou ser interrompido, mas retomou suas atividades em 2022, com o apoio de militares e voluntários.
O evento comemorativo foi realizado na atual sede da Banda de Música da BASP, com a participação de aproximadamente 500 pessoas, que puderam apreciar um concerto especial com repertório voltado ao público infantil. O Brigadeiro do Ar Alexandre Daniel Pinheiro da Silva destacou o impacto social do programa. “O que mais me impressionou foi o testemunho das professoras que relatavam mudanças positivas nos alunos atendidos pelo PROFESP. O impacto social é notável, como o Soldado Wellington, ex-aluno do programa e hoje integrante da FAB”, concluiu.
Fotos: BABE e BASP